jornal The Washington Post publicou artigo de opinião que classifica estar "saindo pela culatra" o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de tarifar em 50% produtos brasileiros importados pelos EUA.
O texto, publicado no domingo (20/7), argumenta que a ofensiva do presidente norte-americano tem provocado resultados opostos, uma vez que o líder brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva vem colhendo benefícios políticos com a declaração do 'tarifaço' de Trump.
O texto ainda aborda a relação diplomática entre os dois países e enfatiza que o motivo do 'tarifaço' é retaliar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado é responsável pelo processo contra Jair Bolsonaro, aliado de Donald Trump.
A pressão tarifária contra o Brasil, ainda de acordo com o artigo do Washington Post, teria sido intensificada após uma campanha de lobby liderada pelo deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, que está nos EUA.
"O Papai Noel chegou cedo para o presidente Lula, e o presente foi enviado por Trump por meio desse ataque desajeitado à soberania do Brasil", disse um diplomata, sob condição de anonimato, à publicação norte-americana.
Governo Trump proíbe Moraes e aliados no STF de entrarem nos EUA
Maranhense morre em combate na Ucrânia após se alistar como voluntário
Artista e cheia de sonhos: saiba quem é a brasileira que morreu após cirurgia plástica na Turquia
Francisco foi o primeiro papa latino-americano; relembre sua história
Incêndios na Califórnia: Número de Mortos Sobe para 16
Trump Modera Discurso, Dólar Cai e Governo Lula Respira Aliviado